Sul
Semana de tempo firme nos três estados, com a temperatura subindo gradualmente nos próximos dias, sem risco de geada. Os trabalhos em campo devem seguir normalmente, pois o volume de chuva fica concentrado na faixa litorânea, onde o acumulado da semana não deve ultrapassar os 15 mm.
A colheita da soja deve avançar, e com isso a finalização do plantio do milho safrinha também. Lembrando aos produtores que as lavouras recém semeadas de milho 2ª safra e aquelas que ainda serão implementadas correm o risco de queda de produtividade devido a um outono com temperatura acima da média e chuva abaixo da média.
Sudeste
A semana continua chuvosa nos quatro estados devido à frente fria que se tornou estacionária na região, com o Rio de Janeiro ainda sob alerta de alagamentos e deslizamentos devido ao alto volume ainda previsto para os próximos dias, podendo chegar a 100 mm.
Em SP, MG e ES, os acumulados ficam entre 30 e 60 mm, ajudando a repor a umidade no solo, beneficiando principalmente os cultivos de cana-de-açúcar e café.
No geral, o período com mais nebulosidade ajuda a manter a temperatura mais amena, deixando a temperatura máxima na região em torno dos 25 °C, bem longe dos 34 °C e 38 °C da semana passada.
Centro-Oeste
Semana com altos volumes de precipitação em MT, que podem chegar a 150 mm no oeste do estado, prejudicando os trabalhos em campo. No restante do estado e em GO, o acumulado da semana fica na casa dos 60 mm, contribuindo para a umidade do solo e beneficiando as lavouras em desenvolvimento de milho 2ª safra.
Em MS, o período deve ser com mais nebulosidade, com chuva de 30 mm distribuídas em cinco dias, o que ajuda a aliviar o estresse térmico nas lavouras e no gado em confinamento, mas não reverte o quadro de déficit hídrico na região, com exceção de algumas áreas no extremo norte do estado.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começa a dar sinais de enfraquecimento, mas ainda ajuda a levar chuva de 60 mm para MA, PI e CE. No RN, PB, PE, AL e SE, o acumulado em cinco dias ainda fica na casa dos 40 e 50 mm, contribuindo para as lavouras em desenvolvimento e recuperação das pastagens sem prejudicar as operações em campo.
Situação de atenção no estado da BA, onde a chuva fica em torno de 5 e 25 mm mal distribuídos durante a semana, com tendência de diminuição mais cedo neste ano, já a partir da segunda quinzena de abril.
Norte
Semana com chuva em todos os estados da região. Em RR, volta a chover com acumulados em torno de 40 mm, encerrando o período de estiagem e diminuindo o risco potencial para focos de incêndio.
Bom volume de chuva no estado de RO, onde nos próximos cinco dias deve chover cerca de 100 mm, ajudando a manter a boa umidade do solo e contribuindo para a manutenção das pastagens.
No PA, AC, AM, AP e TO, o volume de precipitação fica em torno de 30 e 60mm, o que mantém a reserva hídrica no solo, favorecendo os cultivos em desenvolvimento.