A dupla de aventureiros Henrique Avellar e Mary Veloso, responsáveis pelo perfil Mochileiros de Minas (www.instagram.com/mochileirosdeminas), alcançou no dia 22 de setembro o cume do Pico das Agulhas Negras, localizado no Parque Nacional do Itatiaia. Com seus 2.791 metros de altitude, o pico representa o quinto ponto mais alto do Brasil e o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro.
A expedição teve início às 7h da manhã, com a dupla ingressando no Parque Nacional do Itatiaia. Apesar da distância relativamente curta de 7 km (ida e volta), a trilha exigiu grande esforço físico, com diversos trechos de escalada em rochas. A conquista do cume foi celebrada às 10h30, mas a aventura não parou por aí. Os dois ainda se aventuraram por um platô adjacente, o Itatiaiaçu, onde registraram sua conquista no tradicional Livro de Cume.
“Essa conquista é muito especial para nós”, afirmou Henrique Avellar. “O Pico das Agulhas Negras é um desafio técnico e físico muito maior que o Pico da Bandeira, que já havíamos subido. A exigência mental e física é intensa”, completou.
Para Mary Veloso, a realização foi um sonho antigo. “Já tínhamos visitado o Parque Nacional do Itatiaia outras vezes e sempre olhávamos para o maciço das Agulhas Negras com admiração. Conquistar esse pico é a realização de um sonho”, destacou.
Sobre o Parque Nacional do Itatiaia
Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o primeiro parque nacional do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, além de Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. A unidade de conservação é conhecida por sua rica biodiversidade e paisagens montanhosas, sendo um destino popular para amantes da natureza e aventureiros.