MENU

Sala LUMIERE de Cinema Itinerante chega à Fuvae em agosto

Exibições farão parte da Mostra Mercosul Audiovisual: Ciclo de Curtas Infantis
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

A Sala LUMIERE de Cinema itinerante chega em agosto na Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais, a Fuvae. A ação ocorrerá nos dias 21 e 22 de agosto, durante as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

O projeto Inclua-se, desenvolvido especialmente para a Instituição, também fará parte da Mostra Mercosul Audiovisual: Ciclo de Curtas Infantis. Serão exibidos cinco curtas metragem infantis em animação. No primeiro dia haverá sessões 9h30 e às 15h. No segundo dia é a hora de colocar a mão na massa! Às 9h e às 14h, haverá oficinas de linguagem audiovisual. Cerca de 330 alunos serão beneficiados.

O objetivo do projeto Inclua-se é promover a inclusão e a conscientização sobre os direitos e desafios enfrentados pela pessoa com deficiência e também proporcionar um dia de muita alegria e diversão aos assistidos pela Instituição.

Os curtas que serão exibidos são:
– Aquarelado, de Igor Bastos (3 minutos)
– Cuerdas, de Pedro Solis Garcia – vencedor do Goya® 2014 na categoria de melhor curta-metragem de animação espanhola (11 minutos)
– A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira – (11 e 19 minutos)
– Felícia e os Super – Resíduos do Bem, de Laly Cataguases (14 minutos)
– Meu Melhor Amigo, de Laly Cataguases (12 minutos)

A Sala LUMIERE DE CINENA de Cinema é uma produção do Ponto de Cultura Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, que tem como fundadora a Pedagoga Russilvânia Galo. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação Cultural de Varginha, Prefeitura Municipal de Varginha e Ministério da Cultura.

Sinopse dos curtas

Aquarelado – Igor Bastos
O curta-metragem animado usa técnica de animação cut-out e tradicional. O videoclipe brinca com a estética da aquarela, trazendo o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A música é do Grupo Maria Cutia e faz parte do Projeto Clipes Aquarelados.

A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira
O curta conta a história de três crianças que tem como melhor amiga uma baleia mágica. São muitas aventuras que vão muito além da imaginação.

Cuerdas, de Pedro Solis Garcia Vencedor do Goya® 2014 na categoria de melhor curta-metragem de animação espanhola
Esse curta tem 11 minutos e traz a história de uma amizade verdadeira e de inclusão. Ele mostra a chegada do novo aluno, Nicolás, portador de paralisia cerebral. O jovem aluno sofre dificuldades para se enturmar na escola, porque seus colegas sempre demonstravam certa resistência em fazer amizade com Nicolás. Diferentemente de seus colegas de classe, Maria o ajuda em todo o processo de inclusão, através de brincadeiras de crianças, passeios, risadas, respeito e pura diversão.

Felícia e os Super Resíduos do Bem, de Laly Cataguases
O projeto apresenta temas como meio ambiente, conscientização sobre reciclagem, inclusão social, altruísmo, autoestima e diversidade cultural. Através de uma divertida e emocionante história de aventura – de heróis contra vilões, do bem contra o mal – o filme apresenta às crianças noções de sustentabilidade com o intuito de incentivá-las sobre a necessidade da separação consciente do lixo e da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

Meu Melhor Amigo, de Laly Cataguases
Baseado no poema homônimo de Raphael Vieira, este curta é o 2º da trilogia Primeiras Impressões, todos com protagonistas infantis, cujo tema desta vez é a solidão, o sentir-se sozinho.

Mostra Mercosul Audiovisual

A Lumiere Sala de Cinema Itinerante foi credenciada pelo Ministério da Cultura para participar da Mostra Mercosul Audiovisual: Ciclo de Curtas Infantis, que acontece no período de 1° de agosto a 1° de setembro, de forma descentralizada e gratuita por todo Brasil.

Foram credenciados 204 pontos exibidores dos 27 Estados Brasileiros, de diferentes segmentos culturais como cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas, museus, CEUs, escolas, centros culturais, salas de cinema, associações, que levarão para seus municípios e comunidades produções da Argentina, Brasil, Paraguai e Colômbia para todas as crianças. A programação traz uma seleção variada, com obras que abordam tema como valorização das raízes afro-brasileiras, superação de desafios e preservação ambiental.

ANUNCIE-970X250
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *