MENU

Poemas Dissidentes: um sonho vivo que quase não aconteceu

Willba é uma das figuras musicais de Varginha que agora vai lançar um livro de poesias
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Mais lembrado pelo seu trabalho de radialista no Programa Combate da Melodia FM, no Rock Dissidente da Rádio Rock Online, por ter produzido e apresentado eventos voltados à música pesada por todo Brasil, como Maniacs Metal Meeting (em Santa Catarina) e também pelos artigos, resenhas e traduções em diversos sites voltados à música Rock (sendo o de mais destaque o Whiplash.Net que é o mais antigo e maior site do gênero no Brasil, onde por vezes foi o jornalista musical mais lido do portal), o artista radicado em Varginha Willba Dissidente está para lançar seu primeiro livro solo de poesias, intitulado “Poemas Dissidentes”.

Graduado em Ciências Sociais e licenciado em Sociologia pela USP, “Poemas Dissidentes” apresentará 37 textos inéditos do autor em 40 páginas, destilando a poesia ultrarromântica do século XIX para pensar criticamente a realidade do século XXI. Com inspiração em Baudelaire, Lord Byron, Augusto dos Anjos e outros “poetas malditos”, “Poemas Dissidentes” versa sobre a melancolia, a incerteza, a dor e o pavor de ser humano e da incompreensão dos outros seres humanos. Voltado principalmente ao público de Ensino Médio e Superior, “Poemas Dissidentes” é muito mais que livro qualquer. Aprovado por pareceristas para financiamento pela Lei Paulo Gustavo (que visa ajudar artistas que não puderam trabalhar durante a pandemia), “Poemas Dissidentes” foi financiado com recursos federais, repassados ao município de Varginha, e administrados pela Fundação Cultural do Município, com base na Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), no Decreto 11.525/2023 e no Decreto 11.453/2023.

O autor há décadas escreve poemas, mas tinha receio de publicar algo fora da ceara do jornalismo musical, que era sua zona de conforto. O apelo da poesia queimava forte dentro de si e em 2023 ele respondeu a um chamamento público, participando com a publicação do poema “Grãos de Arábica Amargura” no livro “Estação dos Versos”, organizado pela Fundação Cultural do Município de Varginha.

Entretanto, há anos havia o desejo de se fazer essa publicação solitária. Gana essa que poderia ter perecido junto com o escritor durante a pandemia do covid-19. “Eu estive, infelizmente, muito doente, e achei então que não iria escapar. Lembro que quando estava no hospital, achando que minha biografia acabaria ali que pensei que ficaria faltando escrever esse livro”, conta o autor. “Resignei-me naquele momento. Felizmente, eu resisti”, comemora Willba Dissidente, que está para publicar “Poemas Dissidentes” em livro físico, digital e em áudio livro.

A versão em áudio livro de “Poemas Dissidentes foi declamada por Rafael Lourenço, vocalista da banda New Democracy e gravado no Braia Studios sob a tutela de Bruno Maia, do Tuatha de Danann, a banda de Folk Metal mais importante do Brasil. A arte desenhada do livro foi elaborada pelo experiente artista varginhense Silvinho Six Tattoo, que além de tatuador consagrado há décadas, é desenhista e pintor. Cópias dos livros físicos serão doados às bibliotecas das instituições de Ensino Superior e Médio de Varginha, além da biblioteca pública do município.

Para conhecer “Poemas Dissidentes” cadastre seu e-mail gratuitamente no seguinte formulário google:

https://forms.gle/zSXK8cmWv8t8ZFsA8

Você receberá somente três e-mails: um quando o áudio livro estiver on-line, outro quando o livro em arquivo de pdf puder ser baixado gratuitamente e outro quando o livro físico estiver disponível.

banner meio - 970 × 250 px
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *