Mais lembrado pelo seu trabalho de radialista no Programa Combate da Melodia FM, no Rock Dissidente da Rádio Rock Online, por ter produzido e apresentado eventos voltados à música pesada por todo Brasil, como Maniacs Metal Meeting (em Santa Catarina) e também pelos artigos, resenhas e traduções em diversos sites voltados à música Rock (sendo o de mais destaque o Whiplash.Net que é o mais antigo e maior site do gênero no Brasil, onde por vezes foi o jornalista musical mais lido do portal), o artista radicado em Varginha Willba Dissidente está para lançar seu primeiro livro solo de poesias, intitulado “Poemas Dissidentes”.
Graduado em Ciências Sociais e licenciado em Sociologia pela USP, “Poemas Dissidentes” apresentará 37 textos inéditos do autor em 40 páginas, destilando a poesia ultrarromântica do século XIX para pensar criticamente a realidade do século XXI. Com inspiração em Baudelaire, Lord Byron, Augusto dos Anjos e outros “poetas malditos”, “Poemas Dissidentes” versa sobre a melancolia, a incerteza, a dor e o pavor de ser humano e da incompreensão dos outros seres humanos. Voltado principalmente ao público de Ensino Médio e Superior, “Poemas Dissidentes” é muito mais que livro qualquer. Aprovado por pareceristas para financiamento pela Lei Paulo Gustavo (que visa ajudar artistas que não puderam trabalhar durante a pandemia), “Poemas Dissidentes” foi financiado com recursos federais, repassados ao município de Varginha, e administrados pela Fundação Cultural do Município, com base na Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), no Decreto 11.525/2023 e no Decreto 11.453/2023.
O autor há décadas escreve poemas, mas tinha receio de publicar algo fora da ceara do jornalismo musical, que era sua zona de conforto. O apelo da poesia queimava forte dentro de si e em 2023 ele respondeu a um chamamento público, participando com a publicação do poema “Grãos de Arábica Amargura” no livro “Estação dos Versos”, organizado pela Fundação Cultural do Município de Varginha.
Entretanto, há anos havia o desejo de se fazer essa publicação solitária. Gana essa que poderia ter perecido junto com o escritor durante a pandemia do covid-19. “Eu estive, infelizmente, muito doente, e achei então que não iria escapar. Lembro que quando estava no hospital, achando que minha biografia acabaria ali que pensei que ficaria faltando escrever esse livro”, conta o autor. “Resignei-me naquele momento. Felizmente, eu resisti”, comemora Willba Dissidente, que está para publicar “Poemas Dissidentes” em livro físico, digital e em áudio livro.
A versão em áudio livro de “Poemas Dissidentes foi declamada por Rafael Lourenço, vocalista da banda New Democracy e gravado no Braia Studios sob a tutela de Bruno Maia, do Tuatha de Danann, a banda de Folk Metal mais importante do Brasil. A arte desenhada do livro foi elaborada pelo experiente artista varginhense Silvinho Six Tattoo, que além de tatuador consagrado há décadas, é desenhista e pintor. Cópias dos livros físicos serão doados às bibliotecas das instituições de Ensino Superior e Médio de Varginha, além da biblioteca pública do município.
Para conhecer “Poemas Dissidentes” cadastre seu e-mail gratuitamente no seguinte formulário google:
https://forms.gle/zSXK8cmWv8t8ZFsA8
Você receberá somente três e-mails: um quando o áudio livro estiver on-line, outro quando o livro em arquivo de pdf puder ser baixado gratuitamente e outro quando o livro físico estiver disponível.