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Pesquisa da ACIV aponta que mais de 80% dos consumidores irão presentear no Dia das Crianças

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A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), realizou uma pesquisa com 120 consumidores da cidade para identificar a intenção de compras para o Dia das Crianças. A pesquisa revelou tendências importantes sobre formas de pagamento, valores dos presentes, locais de compra, itens mais procurados e fatores que influenciam os consumidores.

Formas de pagamento: a preferência dos consumidores varia entre diferentes métodos de pagamento, sendo o cartão de crédito o mais utilizado, citado por 52,1% dos entrevistados. O PIX e o dinheiro aparecem com igual relevância, ambos avaliados por 19,7% dos consumidores. Já o cartão de débito foi apontado por 8,5% dos entrevistados.

Faixa de preço dos presentes: a maioria dos consumidores (41%) pretende gastar entre R$ 51,00 e R$ 100,00 em presentes. Outros 23,9% planejam gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00, enquanto 17,9% pretendem desembolsar mais de R$ 200,00. Um número menor de consumidores (12,8%) pretende gastar entre R$ 21,00 e R$ 50,00 e apenas 4,4% dos entrevistados planejam gastar até R$ 20,00.

Quantidade de presentes: em relação à quantidade de presentes, 35,3% dos consumidores afirmaram que irão comprar apenas um presente, enquanto a mesma porcentagem declarou que comprará dois presentes. Outros 10,9% disseram que vão adquirir três presentes, 5,9% pretendem comprar cinco presentes e 2,5% disseram que vão comprar quatro. Já 10,1% dos entrevistados não planejam comprar presentes nestes dados.

Locais de compra preferidos: as lojas localizadas no centro da cidade foram as mais citadas (37,2%) como o local preferido para realizar as compras. Em seguida, aparecem as lojas virtuais em geral (28%), as lojas virtuais de Varginha (17,7%) e o shopping (12,8%). Lojas de bairro (3,7%) e de outras cidades (0,6%) foram menos procuradas pelos consumidores.

O presidende da ACIV, SEHAV e Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, destacou o crescimento das vendas online que tem sido uma tendência cada vez mais consolidada. “Os dados da nossa pesquisa reforçam isso, com 45,7% dos consumidores de Varginha optando por fazer suas compras pela internet, seja em lojas virtuais da cidade ou em plataformas de comércio eletrônico em geral. É fundamental que os lojistas da nossa cidade se adaptem a essa realidade, oferecendo uma opção de compra online para seus clientes”, disse.

“Estar presente no ambiente digital, além de expandir o alcance, garante conveniência para o consumidor e, consequentemente, aumenta as chances de vendas. Varginha tem grande potencial para fortalecer o comércio local, tanto físico quanto digital, e é vital que os empresários acompanhem essa evolução”, finalizou.

A ACIV está investindo em capacitações aos associados para o mercado digital. As próximas serão nos dias 15/10 (Inteligência Artificial com foco em produtividade) e 21/11 (Como vender mais no final de ano pelo marketplace da SHEIN).

Itens mais procurados: entre os itens mais citados para presentear no Dia das Crianças estão: brinquedos, roupas, chocolates, calçados, pijamas, livros, artigos esportivos e videogames.

Fatores de influência: os principais fatores que influenciam a decisão de compra são o preço (23,1%), seguido pela qualidade do produto (21,5%) e descontos ou promoções (20,7%). Outros fatores citados foram prazo de entrega (11,4%), atendimento (11,1%), comodidade (8,3%) e marca (3,9%).

Dicas para os lojistas: com base nos dados da pesquisa, a ACIV oferece algumas dicas para os lojistas aproveitarem melhor os dados:

1 – Obtenha produtos com uma variedade de preços para atender diferentes perfis de consumidores;
2 – Foque em brinquedos, pois são os itens mais procurados;
3 – Nas lojas físicas, oferecem uma experiência agradável para os adultos, já que 64% deles não deixarão as crianças escolherem os presentes;
4 – Integre suas vendas físicas e digitais, utilizando redes sociais para potencializar as vendas;
5 – Prepare máquinas de cartão de crédito, QR-code para PIX e troco em dinheiro para facilitar os pagamentos;
6 – Esteja atenta ao público entre 30 e 40 anos, que tende a comprar mais presentes;
7 – Mulheres são as que mais vão apresentar;
8 – Mesmo quem não tem filhos tende a presentear.

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