A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Varginha, Mônica Cardoso, foi eleita e empossada nesta quarta-feira, 10/04/2024 no Conselho Estadual da Mulher (CEM) de Minas Gerais.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, deu posse às representantes da sociedade civil e do governo que integram o Conselho.
Avaliamos ser de extrema importância a participação do interior nos Conselhos Estaduais, pois acreditamos que a pluralidade, a transversalidade e a interiorização são princípios essenciais para uma sociedade mais inclusiva e justa. A pluralidade reconhece e valoriza as diferentes perspectivas, culturas e identidades existentes. A transversalidade busca integrar essas diversas dimensões em todas as áreas da vida, promovendo a igualdade e a equidade. E a interiorização reforça a importância de olhar para além da capital e região metropolitana, considerando as realidades e necessidades dos municípios interioranos e das áreas rurais.
A construção de um Conselho baseado nesses princípios possibilita avanços para uma sociedade mais justa e respeitosa com as diferenças.
As conselheiras titulares e suplentes foram empossadas na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG e terão um mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição.
Texto: Cmdm Varginha
Presidenta do CMDM de Varginha e Conselheira do CEM, Mônica Cardoso e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.
Conselheiras empossadas
Conselheiras do CEM, pela cadeira da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, (FITEE) Mônica Cardoso e Siomara Iatarola e Conselheira do CEM pela Sedese, a Subsecretária da Mulher de Minas Gerais, Soraya Romina.
Conselheira do CMDM de Varginha e do CEM MG, Mônica Cardoso e a Conselheira Nacional da Mulher, Celina Areas.