No mundo da literatura, poesia e outros segmentos de escrita, o Brasil é farto de bons escritores e expoentes de conceitos linguísticos; mas, o que empobrece nossa cultura é a falta da leitura que nos dias de hoje é ainda menos valorizada perdendo espaço para a internet.
Quero falar de um homem que é exemplo de coragem e força no ramo da escrita, Marinho da Mata, que nasceu no Rio Casta na Zona da Mata, que aos nove anos de idade leu Monteiro Lobato que alavancou seu amor por livros, Marinho além de cantor e compositor, é escritor com cinco livros publicados e mais de 30 livros escritos, o escritor tem uma paixão única pelos livros que aos 12 anos ao se mudar para o Rio de janeiro começou trabalhando com vendas de jornais, que condicionou e aumentou se amor pela leitura.
Aos 37 anos ele vai morar em Belo Horizonte, onde escrevia para o jornal Estado de Minas na edição de escritos infantis.
Seu primeiro livro publicado em 2007 vendeu várias edições que ainda vende no mercado. Marinho possui um carro adaptado para ele viajar, onde leva seus livros para feiras literárias. O escritor quer despertar a consciência ecológica das crianças, seus livros contam histórias de animais no meio-ambiente.
Marinho é atuante em seu veículo o levando para toda Minas Gerais, vendendo seus livros e colecionando leitores e amigos. Para o escritor nosso país falta incentivo à leitura por parte dos pais que não encorajam seus filhos a lerem.