O Presidente da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, Expedito Gonçalves Dias, num ato de grande desprendimento e generosidade, deixou de apresentar um projeto individual, na LPG – Lei Paulo Gustavo, do município de Varginha, para poder lançar a edição da Primeira Antologia Poética da APESUL, um projeto coletivo que pretende reunir poemas dos escritores varginhenses.
Para participar basta ler o EDITAL DE CHAMAMENTO e estar de acordo com todas as orientações e regras apresentadas.
O edital, além de publicado nessa coluna, poderá ser encontrado nas redes sociais da APESUL- Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Facebook, Instagram, Grupo de WhatsApp).
EDITAL DE CHAMAMENTO
Eu, EXPEDITO GONÇALVES DIAS, convido os escritores de Varginha para participar da PRIMEIRA ANTOLOGIA POÉTICA DA APESUL.
REGULAMENTO
A coletânea é proveniente de verba do Edital de Chamamento Público 001 Lei Paulo Gustavo destinada ao Município de Varginha, contemplando apenas escritores do próprio município e contará com a publicação de aproximadamente 120 poemas, o histórico da APESUL, além das atividades desenvolvidas ao longo dos seus seis anos de produções na área Literária.
Cada participante deverá enviar em um único arquivo Word/docx uma minibiografia, uma foto com boa resolução, comprovante de endereço atual e 03 poemas inéditos para o e-mail: apesulvarginha@gmail.com. Outro gênero literário enviado será desclassificado. Obs.: Não necessariamente serão publicados todos os 03 poemas enviados.
Os poemas devem estar completamente revisados em fonte Arial tamanho 12. Cada poema não deve ultrapassar uma lauda.
O tema é livre, porém deverá respeitar as normas básicas da Língua Portuguesa. Será respeitada a licença poética por se tratar de obra de expressão artística. Apesar da liberdade de conteúdo não serão permitidos poemas que contenham conotações religiosas, políticas, raciais ou quaisquer outros aspectos preconceituosos.
A antologia contará com um Curador para a seleção dos poemas enviados, para maior lisura e por se tratar de fomento cultural, onde o produto cultural final deverá apresentar qualidade, coerência e coesão. Aos trabalhos desclassificados não caberão recursos.
O autor dos poemas será o único responsável pela veracidade da sua produção intelectual, isentando o proponente do projeto de sansões sobre os direitos autorais das obras apresentadas, caso estas ocorram.
A antologia não terá custo nenhum para os participantes. Cada participante receberá 02 exemplares da obra e os demais exemplares serão distribuídos gratuitamente no dia do lançamento que ocorrerá no decorrer do ano de 2025, em data ainda a ser marcada pelo proponente.
A data da inscrição vai de 01/07/2024 até 31/07/2024. Os resultados dos classificados serão publicados no início de outubro de 2024 por e-mail e pelas redes sociais do proponente, jornais eletrônicos e mídias locais.
Expedito Gonçalves Dias