A Cemig e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) assinaram na segunda-feira (22/07) um acordo de cooperação técnica para ações de infraestrutura e suporte para a realização das eleições de 2024. O objetivo é garantir o fornecimento de energia nos mais de 9 mil locais de votação espalhados pelos 774 municípios dentro da área de concessão da companhia e o atendimento rápido às ocorrências para que todo mineiro apto a votar possa exercer a sua cidadania.
A assinatura foi realizada na sede do TRE-MG, na capital mineira, pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e pelo presidente do Tribunal, desembargador Ramom Tácio.
O presidente da Cemig disse que a companhia está honrada por servir à democracia brasileira, apoiando o TRE-MG na realização de eleições justas. “Todo nosso aparato será empenhado para garantir o fornecimento de energia para todos os locais de votação. Para isso, fizemos inspeções prévias e estamos colocando equipes especializadas para atender qualquer emergência. Como cidadão e como responsável pela empresa é um motivo de orgulho fazer parte desse evento tão importante da democracia e, desde já, parabenizo o Tribunal pela excelência no trabalho que desempenham”, disse.
O desembargador Ramom Tácio ressaltou que energia é fundamental para a realização das eleições. “Estamos fazendo um trabalho para que o eleitor fique na posição de destaque, porque ele é o nosso personagem principal. A Cemig é importantíssima nesse aspecto, porque ela vai nos dar a possibilidade do exercício do voto livre, seguro e com independência, deixando a nossa democracia ainda mais consolidada em Minas e no país”, destacou o presidente do TRE-MG.
Além do presidente Reynaldo Passanezi, a Cemig foi representada ainda pela superintendente de Relacionamento com Clientes da Distribuição, Luciene Silva, e pelo superintendente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição, Denis Mollica.
Compromissos
Entre as atividades que deverão ser desempenhadas pela Cemig estão a garantia do fornecimento de energia nos locais de votação e de totalização dos votos na área de concessão, no primeiro e no segundo turno, a elaboração de um plano de contingência geral e regional para atender ocorrências de falhas na energia e a realização de inspeções preventivas.
Além disso, a companhia se comprometeu ainda a participar da Sala de Situação do TRE-MG para acompanhar a situação e agilizar a resposta e a disponibilização de um canal de contato exclusivo com a Justiça Eleitoral.
O acordo contempla medidas que serão realizadas a partir da assinatura do acordo até a conclusão da totalização dos votos do segundo turno das Eleições 2024.