Bares e restaurantes de todo o Brasil se preparam para um aumento significativo no faturamento no Dia das Mães, uma das datas mais celebradas e lucrativas para o setor de alimentação. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), há um otimismo palpável entre os empresários, com 77% dos estabelecimentos planejando abrir suas portas no próximo domingo (12). Destes, 78% esperam superar o faturamento do ano anterior, com a maioria (62%) projetando um aumento de até 20%.
Este otimismo está alinhado com a recuperação gradual do setor, que viu uma melhoria nas vendas em março e uma redução nos prejuízos. Eram 31% de empresas no vermelho em fevereiro, índice que caiu para 25% em março. Outras 40% ficaram em equilíbrio e 35% realizaram lucro.
O índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas, registrou um aumento de 5,2% em março, comparado a fevereiro. A opinião da maioria dos empresários ouvidos pela pesquisa, corrobora o índice: para 52% o faturamento de março foi maior que o de fevereiro – apenas 22% disseram ter sido menor.
De acordo com o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, há notícias boas, como o aumento nas vendas em março e a queda no número de empresas realizando prejuízo, mas não se pode esquecer que o número ainda é extraordinariamente alto. “Quase dois terços do setor não conseguiram obter lucro em março e também temos situações que precisam de especial atenção, como a do sul do país, com uma crise humanitária por causa das chuvas”, destacou.
A pesquisa, que ouviu 3.069 empresários entre os dias 22 e 29 de abril, também destacou o problema contínuo da inflação. Quase 57% dos entrevistados afirmaram que não conseguiram acompanhar o aumento inflacionário, que foi de 1,42% no primeiro trimestre do ano. Desse grupo, 40% não conseguiram reajustar seus preços de cardápio e 17% fizeram ajustes abaixo da inflação. Por outro lado, 34% conseguiram aumentar os preços conforme a inflação e apenas 9% ajustaram acima do índice.
O endividamento continua num patamar alto, semelhante ao dos últimos levantamentos, com 40% das empresas apresentando pagamentos em atraso. Entre estes, mais de dois terços (68%) devem impostos federais. Na sequência, 46% devem impostos estaduais, 38% têm parcelas de empréstimos bancários em atraso, 29% devem encargos trabalhistas/previdenciários e 27% estão em débito com serviços públicos como água, gás ou energia elétrica.
“Temos de voltar o olhar para as empresas com problemas e botar para andar um plano de recuperação. É difícil para o empreendedor sair de uma situação de dívidas acumuladas e prejuízos recorrentes sem apoio”, concluiu Solmucci.
Minas Gerais
Segundo a pesquisa realizada no estado, 72% esperam ter faturamento até 20% maior no Dia das Mães, 71% dos estabelecimentos pretendem abrir e entre estes, 80% esperam faturar mais em relação ao ano passado. Para a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, o Dia das Mães impulsiona a economia dos estabelecimentos gastronômicos, o que é essencial para a produtividade do setor.
“Embora haja melhorias no faturamento e diminuição nos prejuízos, ainda há muito para chegar onde queremos. Esperamos que a comemoração traga aumento nas vendas, contribuindo para resultados melhores nas próximas avaliações. Estamos ansiosos para celebrar essa data importante e esperamos bons resultados para os estabelecimentos”, afirmou Karla.
Em março, 20% das empresas registraram prejuízo, 37% ficaram em equilíbrio e 43% realizaram lucro. Para 57%, o faturamento no mês foi o maior que de fevereiro – apenas 18% disseram ter sido menor. Em relação à inflação, 53% não estão conseguindo acompanhar o aumento, 39% não conseguiram reajustar o cardápio e 14% fizeram ajustes abaixo da média. Outros 37% aumentaram os preços conforme a inflação e apenas 10% conseguiram ajustar o cardápio acima do índice.
A pesquisa mostra ainda que 36% das empresas apresentam pagamentos em atraso. Entre estes, dois terços (66%) devem impostos federais, 44% devem impostos estaduais, 38% têm parcelas de empréstimos bancários em atraso, 29% devem taxas municipais e 27% estão em débito com encargos trabalhistas / previdenciários.
Sul de Minas
De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, para atender à forte demanda, os restaurantes estão gerenciando os estoques, garantindo que não falte produtos na mesa do consumidor. Além disso, o reforço de equipe de vendas e de suporte na cozinha é fundamental, impulsionando assim a economia.
“Alguns restaurantes associados estão incrementando o dia, com campanhas de promoções e descontos, música ao vivo, brindes e decorações especiais para atrair mais os consumidores. Realmente vale a pena diferenciar e destacar para fidelizar o consumidor, lembrando que o almoço e os jantares estão em terceiro lugar na intenção de consumo para as mães, segundo pesquisa da ACIV/Geesul, perdendo por vestuário e cosméticos”, explicou André.
A associada Gina Carneiro, da Pizza na Roça de Poços de Caldas, conta que o Dia das Mães é uma das melhores datas do ano para o setor, especialmente no almoço de domingo. “Pais e filhos costumam comemorar e mimar a rainha da casa saindo para almoçar fora. Todos os anos, preparamos um menu especial com muito carinho para nossas homenageadas e um mimo para agradecê-las pela escolha de nossa casa em uma data tão especial”, destacou.
Ainda segundo Gina, no seu estabelecimento é esperado um aumento de 50% em relação aos domingos normais e 10% quanto ao Dia das Mães do ano passado. “Estamos muito otimistas e em um crescente movimento! O turismo em Poços tem crescido após a privatização dos pontos turísticos e todos nós ganhamos”, explicou.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA), Rolando Brandão conta que os bares e restaurantes da cidade também já estão se preparando para o Dia das Mães, que é uma das melhores datas para a cidade e microrregião.
“Os estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar vão atuar com 100% de sua capacidade. A expectativa é que se repita a mesma ocupação dos últimos anos, podendo haver um crescimento de cerca de 8% no faturamento, visto que foi registrada uma melhoria nas vendas em março deste ano e uma redução nos prejuízos”, enfatizou Rolando.
Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel no Sul de Minas.
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