MENU

Varginha vai sediar o 3º Debate Regional sobre Águas no Sul de Minas

Cada instituição inscrita previamente via e-mail e que comparecer presencialmente vai receber um tempo de fala
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

No próximo dia 04 de junho (terça-feira) , durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, a partir das 18h, o Coletivo Rio Verde VIVO vai promover a continuidade do Debate Regional sobre a relação das cidades sul mineiras com as suas águas, em especial na bacia do rio Verde. O evento nesta edição volta a ocorrer na Câmara Municipal de Varginha. O encontro vai abordar atualizações sobre perspectivas e riscos que envolvem os corpos hídricos que viabilizam a vida em trinta e uma cidades da região.

Em um momento em que a sociedade acompanha os impactos das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul, o objetivo deste novo debate regional, vai fomentar a avaliação dos avanços desde o primeiro evento que ocorreu em junho de 2019 em Varginha e na Câmara Municipal de Três Corações, em agosto do mesmo ano.

Durante estes encontros, que lotaram as Casas Legislativas, foram expostos fatores que contribuem negativamente para a qualidade das águas, impactando diretamente a vida nas cidades. No caso do rio Verde, desde a sua nascente em Itanhandu até a sua foz entre Elói Mendes e Três Pontas no atual Lago de Furnas, o rio influencia o dia-a-dia de mais de quinhentos mil sul mineiros.

Como resultado dos encontros foram gerados dois Dossiês contendo as respectivas “Carta das Águas”. Estes documentos vão ser o ponto de partida para o novo Debate Regional. Todo o conteúdo está disponível na página do Coletivo rio Verde VIVO no Facebook.

COMO PARTICIPAR

Para o 3º Debate Regional sobre as águas do Sul de Minas, foram formalmente convidados: Governador, SEMAD, todos os Prefeitos dos 31 Municípios da Bacia do rio Verde, Ministério Público de MG, NUTA, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ARSAE-MG, COPASA, PCH Boa Vista 2, CPFL Renováveis e State Grid Brazil Holding S.A, SUPRAM, IGAM, COPAM, CERH, AMM, ARPA Rio Grande, CODEMA de Varginha, Superintendência Regional de Saúde – Varginha/MG, SOS Mata Atlântica, Ambasp, ACILAGO, ALAGO, Minasul, Fundação Procafé, CCC-MG, CBH Nascentes do Rio Grande, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde (GD4), entre outras entidades.

Cada instituição inscrita previamente via e-mail e que comparecer presencialmente vai receber um tempo de fala. Os cidadãos independentes também vão poder se inscrever para manifestação, porém somente no dia do evento e com tempo limitado a no máximo três minutos.

TRANSMISSÃO PELA INTERNET

Vai haver transmissão ao vivo pela página do Coletivo no Facebook. O Debate Regional vai acontecer na Câmara Municipal de Varginha e conta com o apoio de divulgação e de mobilização do festival de cidadania Virada Varginha.

SOBRE O COLETIVO

O Coletivo Rio Verde VIVO é um movimento que emergiu em 2016 com o intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do rio Verde no Sul de Minas Gerais. A mobilização se iniciou em um momento relevante: durante o processo de licenciamento ambiental e a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Boa Vista 2 em Varginha e também por ocasião da discussão no município do novo contrato de programa com a Copasa. Atualmente o Coletivo também auxilia nas causas preservacionistas na bacia do rio Sapucaí.

Para mais informações sobre o Debate Regional: rioverdevivo@gmail.com e facebook.com/rioverdevivo

TRANSMISSÕES PELO YOUTUBE DAS EDIÇÕES ANTERIORES DOS DEBATES REGIONAIS: 

a) 1a edição:
https://www.youtube.com/watch?v=6aanewKJe30&t=167s

b) 2a edição:
https://www.youtube.com/watch?v=j3i-OuHRamo&t=117s

Fotos de debates anteriores:

COLETIVO RIO VERDE E RIO SAPUCAÍ VIVOhttps://www.facebook.com/rioverdeeriosapucaivivo

ANUNCIE-970X250
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *