O Hospital Bom Pastor (HPB) é uma instituição com certificação de Utilidade Pública Municipal sem fins lucrativos credenciada pelo Ministério da Saúde para prestar assistência médico-hospitalar, destacando-se especialmente como referência oncológica para vários municípios.
Dentre os serviços oferecidos, o Hospital possui uma equipe de odontologia hospitalar que desempenha um papel fundamental, não apenas no tratamento de condições bucais, mas principalmente na prevenção de complicações, na promoção da saúde geral e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A prestação de serviços odontológicos é realizada em conformidade com o Sistema Único de Saúde (SUS), englobando a assistência à saúde bucal dos componentes bucomaxilofacial eletivo e de urgência aos municípios da Macrorregião Sul e Microrregiões de saúde de Varginha, Três Pontas, Três Corações, Lavras e São Lourenço. Os procedimentos são realizados tanto no ambulatório de bucomaxilofacial quanto no centro cirúrgico da instituição, sob sedação ou anestesia geral quando necessário, conforme a necessidade. Segundo o cirurgião-bucomaxilofacial Henrique Petea
“são diferentes cirurgias e tratamentos realizados por nossos profissionais. É importante cuidar da higiene bucal do paciente oncológico antes de iniciar a radioterapia ou quimioterapia, a fim de não comprometer a cicatrização. Cerca de 150 a 200 atendimentos são realizados por mês”, completa.
Além dos atendimentos em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no Hospital Bom Pastor, que desempenha um papel fundamental no tratamento de condições que vão desde traumas da face ao controle de processos infecciosos, o cuidado do paciente ganhou um reforço com a equipe de odontologia hospitalar. Conforme definido pela Resolução CFO-163 de 9 de novembro de 2015, é uma área dedicada a pacientes que necessitam de cuidados em ambiente hospitalar, sejam eles internados ou não, abrangendo a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças orofaciais, bem como manifestações bucais de doenças sistêmicas.
O hospital instituiu e acompanha a higienização bucal para pacientes internados em várias clínicas (Médicas, Cirúrgicas, Oncológicas, Ortopédicas, Unidade de Terapia Intensiva), além do atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais no ambulatório de Oncologia, e ainda a odontologia beira leito – atendimento odontológico realizado diretamente no quarto do paciente, quando necessário. A cirurgiã dentista Lúcia Helena Corsini explica que “os tratamentos são para dar mais qualidade de vida aos pacientes oncológicos. Tratamos infecções bucais e lesões decorrentes da quimio e da radioterapia, para que o paciente consiga se alimentar melhor. Além disso, limpezas dentais a laser são realizadas diariamente em diferentes pacientes”.
Para os pacientes internados a odontologia hospitalar envolve uma série de cuidados, incluindo:
Avaliação e manutenção da saúde bucal;
Tratamento de infecções orais e doenças periodontais;
Manejo da dor e de lesões orais;
Prevenção e tratamento de mucosite em pacientes submetidos a quimioterapia ou radioterapia;
Cuidados paliativos odontológicos para aliviar sintomas bucais em pacientes em fase terminal.
A contratação de profissionais qualificados, com habilitação em Odontologia Hospitalar e equipe mínima conforme especificações legais, assegura a realização de procedimentos odontológicos focando na qualidade, humanização e segurança do paciente.
Assim os profissionais da odontologia, além da promoção da saúde bucal, dão suporte no tratamento de doenças sistêmicas e na prevenção de pneumonias nosocomiais, destacando a integração e colaboração entre os profissionais de saúde.
Essa integração da odontologia hospitalar e da bucomaxilofacial no Hospital Bom Pastor reflete a compreensão da interconexão entre saúde bucal e saúde sistêmica, promovendo uma abordagem integrada ao cuidado do paciente, além de contribuir para sua recuperação e bem-estar durante a hospitalização.
A evolução na qualidade da assistência hospitalar é uma tarefa que perseguimos diuturnamente, além dos investimentos em equipamentos e estrutura física, realizados através de Emendas Parlamentares dos Deputados Estaduais e Federais, Emenda Impositivas da Câmara Municipal por parte dos Vereadores e o apoio fundamental do Prefeito Municipal, contamos com uma equipe de servidores que cuidam dos nossos pacientes com toda competência e carinho, fazendo a diferença nesta assistência aos nossos munícipes, conclui com muito orgulho o Sr. Edson Menegueli – Presidente da FHOMUV.
Fotos e fonte: Prefeitura de Varginha