O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta segunda-feira (22) que quatro novas plantas brasileiras foram autorizadas a exportar carne de frango para o mercado da Malásia.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a habilitação se refere a duas unidades da BRF, uma da JBS Aves e uma da Vibra Agroindustrial, que estão localizadas em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
As unidades habilitadas se somarão a outras três plantas frigoríficas já autorizadas a embarcar produtos para a Malásia – duas da BRF e uma da Jaguafrangos, localizadas em Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.
Ainda de acordo com a ABPA, a Malásia é um dos mercados mais criteriosas para produtos halal entre as nações de maioria islâmica, e tem aumentado significativamente as suas importações de carne de frango do Brasil. No ano passado, o país importou 13,6 mil toneladas, volume 45,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
“Mais que dobramos o número de plantas habilitadas a atender o mercado da Malásia, que deverá registrar bons incrementos nos volumes embarcados ao longo de 2024. É uma importante notícia para o Brasil, que é o maior exportador global de carne de frango halal e tem visto sua presença aumentar no mercado islâmico”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
“A expansão das exportações para o país asiático também deve impulsionar a economia local, gerando mais empregos e oportunidades no setor”, disse o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.
Fonte: Canal Rural