Em Varginha, o CEFET-MG, com apoio da Diretoria de Extensão (DEDC) desenvolve projetos de leitura, escrita e literatura muito bons, envolvendo a comunidade externa e algumas escolas da cidade. A professora Edilaine Toledo, que coordena duas ações junto com a professora Keilla e equipe de estudantes, nos falou um pouco sobre os projetos:
“O projeto Entre Cartas está na sua 5ª edição e seu principal destaque é a varginhense Oneyda Alvarenga, ex-aluna e amiga de Mário de Andrade: este ano relembramos 40 anos de seu falecimento e muitas ações têm sido empreendidas neste sentido, como Memorial Oneyda Alvarenga e a 2ª edição do Concurso Literário que leva o nome dela. Outras cartas de autores sul mineiros e personalidades de diversas áreas também são destacadas ao longo de todo ano, sempre com ojetivo de ampliar a formação leitora do estudante de ensino médio. Nossas escolas parceiras são E.E. Fábio Salles e E.E. Pedro de Alcântara, que em encontros mensais e/ou quinzenais, entre março e novembro, leem e se envolvem no universo das cartas. Já o projeto LEPCE – Leitura e Produção Criativa de Escrita desenvolve-se com desafios e exercícios de escrita, a partir de diversos temas, com a intenção de trabalhar a escrita de forma prazerosa e significativa com o segmento do esnino fundamental II: a E.E. Mário Esdras é nossa atual parceira nessas ações junto aos seus estudantes”.
O objetivo central do projeto Entre Cartas é: conhecer, ler, destacar e divulgar os autores e amigos Mário de Andrade, a varginhense Oneyda Alvarenga e Henriqueta Lisboa, bem como Godofredo Rangel e Monteiro Lobato, por meio de suas correspondências, e algumas obras de Cícero Acaiaba. Além disso, conhecer, ler e compreender algumas cartas de Cypriano José da Rocha, ouvidor da comarca do Rio das Mortes, de forma local e regional, a fim de dar visibilidade às questões históricas, sociais, culturais, políticas, econômicas que envolveram a formação sul mineira.
Para o projeto Grupo de Arte e Cultura LEPCE (Leitura e Produção Criativa de Escrita), o desfio é desenvolver e consolidar o trabalho com a escrita e a leitura amplia-se, na atualidade, em função da consolidação das tecnologias em nosso cotidiano; e torna-se também mais específico no contexto acadêmico e tecnológico, em que muitas habilidades e competências técnicas, sobretudo para o mundo do trabalho, são ainda mais exigidas. Durante a pandemia, esse cenário aprofundou tais dificuldades, mas também potencializou oportunidades em que os letramentos culturais e patrimoniais, as artes visuais, escrita e literatura, em diferentes formatos e gêneros, pudessem ser produzidas e veiculadas, sendo vistas amplamente, em diferentes aparatos e suportes digitais.