Neste mês de abril, no dia 14, é comemorado o dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva. Para falar do tema o Cidade Varginha, ouviu a professora e pedagoga Edelaine Grande que tirou nossas dúvidas sobre a educação inclusiva.
O que significa Educação Inclusiva e qual é sua importância na sociedade atual?
É a educação que oferece na sala de aula, a equidade necessária para que todos os alunos aprendam, respeitando o estilo de aprender, o tempo de cada um e as habilidades que cada um traz consigo. Atualmente tem sido muito discutida, pois vem de encontro a um novo olhar sobre o indivíduo, mas ainda pouco praticada, pois requer mais que conhecimento, requer mudanças atitudinais, e a sociedade ainda é muito excludente, preconceituosa e individualista.
Quais são os princípios fundamentais da Educação Inclusiva e como eles se diferenciam da abordagem tradicional de ensino?
1o: Reconhecimento das diferenças enquanto diversidade humana. Tradicionalmente as diferenças e subjetividades individuais são vistas como distorções, deficiências e problemas para o ensino.
2o: todos têm direito de aprender e frequentar a escola, e é dever do sistema educacional, adequar o currículo ao indivíduo. Tradicionalmente é o indivíduo que se adapta ao currículo, ao sistema de avaliação, aos ambientes.
3o: adequações curriculares e adaptações razoáveis são fundamentais para oferecer um ensino inclusivo. Tradicionalmente tudo é oferecido de forma igual para todos. Aqueles que não possuem dificuldade de aprendizagem segue o percurso educacional dentro do previsto enquanto os demais, com dificuldades, ficam pelo caminho sem atenção especial.
Quais são os principais desafios enfrentados na implementação da Educação Inclusiva em diferentes contextos sociais e culturais?
Os desafios estão basicamente na falta de Acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, aliados ao capacitismo
Como a Educação Inclusiva beneficia os estudantes com necessidades especiais ou deficiências?
A Educação Inclusiva é o único caminho para incluir, tratando o estudante como um aprendente constante, trazendo suas habilidades individuais para o enriquecimento do grupo no qual está inserido.
Quais são as estratégias e práticas pedagógicas utilizadas para promover a inclusão dentro das escolas e instituições de ensino?
As metodologias ativas, as tecnologias Assistivas, a comunicação modelada ao indivíduo, o atendimento educacional especializado e a formação de um grupo empático nas salas de aula é que fazem a educação inclusiva ser ação permanente.
Quais são os papéis e responsabilidades dos educadores, pais e da comunidade na promoção da Educação Inclusiva?
Dialogar, buscar soluções para os desafios da acessibilidade, a aceitação das diferenças enquanto carácteristica de todos os seres e as ações naturalmente realizadas pensando em TODOS
Como a Educação Inclusiva pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática?
Justiça e democracia são fundamentais na natureza social e como as pessoas com deficiência e neurodivergentes são parte indissociável da sociedade, elas devem se valer de todos os direitos que lhes são atribuídos, indistintamente.
Quais são os recursos e apoios disponíveis para facilitar a inclusão de todos os estudantes no ambiente escolar?
AEE, profissionais de apoio escolar, adequações curriculares e adaptações razoáveis, PDI e PEI, psicologia educacional e assistência social.
Como a Educação Inclusiva está sendo incorporada nas políticas educacionais em nível nacional e internacional?
Estamos caminhando em passos lentos na garantia de direitos, pois o estado ainda vê os indivíduos com deficiência e neurodivergentes como um grupo minorizado. Na verdade todos nós somos seres passíveis de inclusão, pois em um momento de nossas vidas, teremos que nos valer das políticas públicas para garantir nossa vida em sociedade
Quais são os benefícios a longo prazo da Educação Inclusiva para os estudantes, escolas e a sociedade como um todo?
A sociedade transformará sua visão em relação às diferenças humanas, pois elas existem, devem ser reconhecidas e valorizadas. Somos todos diferentes, e está tudo certo.
Edelaine Grande. Professora e Pedagoga, especialista em Educação Inclusiva e Tecnologias na Educação. Consultora em Educação Inclusiva, em Introdução de processos de Inclusão em Empresas, Introdução de Práticas Inclusivas no Comércio e Prestação de Serviços, Recursos Humanos e setores de Saúde.