MENU

Vocês conhecem a Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas? Venham conhecer!

APESUL - o cheirinho de literatura na terra do café
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

A região sul de Minas Gerais é tradicional na cultura brasileira, especialmente na literatura, tendo contribuído com muitos escritores que, sendo nascidos ou tendo vivido na região, deixaram um legado de enriquecimento da literatura brasileira. Podemos citar como exemplos nomes como Oneyda Alvarenga, Murilo Rubião, Heitor Alves, Ribeiro Couto, Euclides da Cunha, Bernardo Guimarães, entre outros que nasceram no sul de Minas ou viveram parte de sua vida na região. Todo este legado inspirou, em 2019, a criação da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, a APESUL, que busca na riqueza literária sul-mineira a inspiração para reunir e motivar escritores da região em iniciativas de promoção da arte literária.

As primeiras reuniões para a criação da APESUL foram promovidas em espaços públicos de Varginha, reunindo escritores que se animavam com a ideia de se fortalecer através de uma coletividade. Os escritores Expedito Gonçalves Dias e Malu Silva foram pioneiros na ideia de uma associação que fosse exclusivamente voltada a literatura em Varginha e região. Junto com eles, as primeiras reuniões contaram com diversos escritores como Gustavo Uchôas Guimarães, Hudson Lebourg, Sandra Rodrigues, Josenílson “Alagoano Bom de Rima”, Gustavo Marangão, Tina Coelho, Luciane Madrid, Inês Mesquita, Carmem Brandão, entre outros. A este grupo foram se somando vários outros escritores que, atualmente, são membros da APESUL e escrevem em inúmeros gêneros, com diversos temas.

Uma das primeiras iniciativas da APESUL, a partir de sua fundação, foi a criação do evento “Entardecer Literário”, realizado no shopping de Varginha, com escritores se encontrando frequentemente para tomarem um cafezinho e conversarem sobre literatura, mercado editorial, rumos da cultura regional, entre outros temas. São reuniões animadas, com muita arte literária através de declamações de poemas, trocas de livros, sorteios de produções literárias, entre outras atividades.

Veio a pandemia de COVID-19 e tivemos de nos adaptar às condições dos novos tempos. Por exemplo, o Entardecer Literário passou a ser virtual, com a postagem de produções literárias aos sábados, especialmente no grupo da APESUL no whatsapp, no grupo Escritores Amigos de Varginha (facebook) e no grupo Prosa e Verso (whatsapp), sendo este um grande parceiro que a APESUL ganhou a partir da pandemia.

Falando em parcerias, a APESUL vem em uma crescente através das muitas iniciativas com parceiros que também amam literatura e cultura em geral. Podemos destacar as participações de escritores da APESUL em vários eventos literários, como as feiras e saraus na região; membros da APESUL marcaram presença, por exemplo, em feiras e outros eventos realizados em Varginha, Itanhandu, Campanha, Elói Mendes, Poços de Caldas, Lambari e São Lourenço. Em Varginha, são vários os parceiros da APESUL, como o Museu Municipal e a Biblioteca Pública de Varginha, o Sarau da Dona Wilma, os espaços da Kapeh e do Cornerstone, entre outros com os quais a APESUL desenvolve iniciativas de promoção da literatura regional. Além disso, temos muitas escolas que nos recebem como parceiros; é comum membros da APESUL participarem de eventos em escolas públicas e particulares de Varginha e outras cidades, cumprindo uma das funções da Associação, que é alcançar o máximo de pessoas com literatura regional de qualidade.

Nos últimos anos, a APESUL e seus membros têm investido esforços nos projetos de incentivo e fomento à cultura, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc (que originou a Política Nacional Aldir Blanc), oportunidades para dar maior visibilidade às produções literárias. A APESUL também tem sido um importante suporte a escritores que estão iniciando a carreira literária e que precisam de orientação quanto ao “caminho das pedras” para realizarem o sonho de uma publicação.

Com tudo isso, a APESUL mostra sua face e ocupa seu espaço no cenário cultural sul-mineiro, firmando-se como instituição que espalha o “cheirinho de literatura” não só na “terra do café”, mas todo os rincões sul-mineiros em que a Associação chega com sua promoção da literatura regional.

Texto: Gustavo Uchôas Guimarães (vice-presidente da APESUL)

Foto: Apesul

ANUNCIE-970X250
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *