De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), sobre a intenção de compras no Natal deste ano, 42,9% dos varginhenses pretendem presentear com cinco ou mais presentes, 13,8% não pretendem presentear e 43,3% comprarão até quatro presentes.
Referente aos fatores que influenciam a compra, o atendimento lidera com 19,6%, seguido por descontos ou promoções (18%), prazo de entrega (17,6%), comodidade (14,8%), qualidade (13,2%), preço (12,8%) e marca (4%).
Para 27,6%, o e-coomerce – lojas virtuais em geral é o local preferido de compra. Em seguida vem o comércio do Centro de Varginha (24,3%), shopping (17,3%), e-coomerce – atendimento virtual da cidade (15,7%), comércio de outra cidade (7,6%) e comércio de bairro de Varginha (7,6%).
A pesquisa aponta ainda que para 71,4% dos varginhenses, as promoções influenciam na compra, com destaque para descontos diretos (65,2%), parcelamento sem juros (17,4%) e frete grátis (11,8%).
Sobre o valor do presente, 31,1% dos consumidores gastarão entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 23,6% entre R$ 100,00 e R$ 200,00; 15,5% acima de R$ 300,00; 13% entre R$ 200,00 e R$ 300,00; 12,4% entre R$ 21,00 e R$ 50,00 e 4,4% até R$ 20,00. Referente às formas de pagamento, cartão de crédito lidera, com 26,7%, seguido de dinheiro à vista (19,9%) e PIX (17,8%).
Os filhos(as) serão os mais presenteados (20,4%), seguido por esposo(a) (15,4%), outros familiares (15,4%) e mãe (11,9%). Os presentes mais citados foram roupas, brinquedos, calçados, cosméticos, chocolates, artigos de cama, mesa e banho, jóias e/ou bijuterias.
Mais da metade dos varginhenses (62,7%) pretendem conhecer a decoração natalina do Centro; 28% a decoração do shopping e 5% não pretendem passear com esta finalidade.
De acordo como presidente da ACIV, Abrasel no Sul de Minas e SEHAV, André Yuki, comprar no comércio local on-line ou presencial fortalece a economia da cidade e região, principalmente apoiando os pequenos empresários que geram empregos e renda.
“Além disso, ao escolher as lojas da nossa região, contribuímos para a manutenção de um ambiente comercial atrativo, inclusivo e personalizado. No Natal, ao consumir localmente, estamos também estimulando o desenvolvimento de Varginha e ajudando a construir uma cidade ainda mais próspera para todos”, ressaltou.
Ainda segundo André Yuki, as decorações e as promoções são essenciais para atrair clientes, mas o atendimento é primordial para o sucesso nas vendas. “Durante o Natal, a decoração festiva e as promoções atraentes podem chamar a atenção, mas é o atendimento ao cliente que faz a diferença. Portanto, investir em treinamento da equipe e garantir que todos estejam preparados para oferecer um atendimento amigável, receptivo, eficiente e personalizado é fundamental para o sucesso nas vendas, especialmente em períodos movimentados como o Natal. Lembrando que a ACIV sempre oferece cursos e palestras para melhorar a performance da equipe e da empresa”, concluiu o presidente.
Fonte: Ana Luísa Alves.