Está acontecendo o Festival de Cinema da Mas em sua 3ª. Edição; a Mostra congrega as cidades de Varginha, Elói Mendes, Campanha e Carmo da Cachoeira que receberão o evento, realizado por Marina Azze e sua equipe.
As exibições de 2024 vêm acontecendo de forma híbrida, tanto presencialmente na sala de cinema CINEMAZ quanto online, através da plataforma do Festival, desde o dia 12 de agosto, encerrando-se dia 17, sábado.
O CINEMAZ FESTIVAL é um evento cinematográfico e cultural de destaque, realizado em diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Varginha, Elói Mendes, Campanha e Carmo da Cachoeira. Reconhecido como um dos principais festivais de cinema independente do estado, o evento abrange curtas-metragens de ficção, animação e documentários.
As exibições de 2024 acontecerão de forma híbrida, tanto presencialmente nas salas de cinema CINEMAZ quanto online, através da plataforma do Festival, entre os dias 12 a 17 de agosto.
O compromisso com a mineiridade está sendo a marca registrada deste festival proporcionando espaço para cineastas locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais apresentarem seus filmes em diversas categorias, e ainda assistir muita arte e apresentações da cultura local nos intervalos das exibições.
O evento ainda abriga a 9ª edição do FESTIVAL DE CENAS CURTAS que trará dança, música, teatro, moda para participar da festa e como toda comemoração Mineira que se preze, o festival conta, então, com uma culinária especial e teve desde o início, todo cuidado com itens como inclusão e acessibilidade.
A equipe do CINEMAZ FESTIVAL, sob o comando de Marina Azze, é composta por profissionais premiados e experientes na área audiovisual, sendo majoritariamente mineiros, negros, periféricos PCDs e LGBTQIAPN+.
Para este evento, a equipe passou por um curso de 4 meses com profissionais e pessoas com expertise em atendimento de inclusão para receber melhor o público. O festival conta com um profissional em atendimento a PCDs, intérprete de Libras, além de um profissional de comunicação poliglota para receber cineastas internacionais.
Além das exibições, o festival incluiu uma oficina de Introdução Cinematográfica com profissionais de renome, oferecendo ao público uma introdução aos processos de criação audiovisual, desde a concepção do roteiro até a pós-produção, incentivando a experimentação e o desenvolvimento de novas produções locais; ou seja, além da informação e entretenimento, sobressai-se o incentivo à arte cinematográfica e a formação futura de novos talentos.
A Mostra “Acessa”, criada para o público PCD e seus familiares, conta com rodas de conversa além dos filmes com legendas em libras e audiodescrição, debates tão necessários para a formação crítica do público e novos profissionais.
Foi criada a Mostra “Psi”, com temática bem psicológica e profissionais de renome para compreendermos ainda mais a mente humana e seus manifestos através da arte.
O CINEMAZ FESTIVAL visou com o evento promover o cinema independente, formar público, inclusão social e incentivar a produção audiovisual em Minas Gerais, consolidando-se como um evento de destaque no cenário cinematográfico nacional e internacional. As sessões lotadas e visitantes do mundo inteiro, mostra que deu certo! O festival transforma a vida artística de toda a região, valorizando a cultura local e promovendo o intercâmbio cultural.
O festival acaba por fomentar futuras produções cinematográficas, promovendo o encontro entre profissionais do cinema no Sul de Minas Gerais, mostrando a faceta hospitaleira dos varginhenses, criando integração entre os participantes em tours pela cidade e a mostra culinária, uma surpresa agradável, digna de aplauso!
Este jornal estará presente, claro, para entrevistar os diversos participantes do evento.
CINEMAZ FESTIVAL: Celebração do Cinema Independente e da Cultura Mineira! O endereço da CINEMAZ é Rua José Gonçalves Pereira, 149 – Vila Pinto, Varginha – MG, 37010-570.
Acompanhe o site da CINEMAZ: https://www.cinemaz.com.br/ e veja a programação e os filmes oferecidos na nesta 3ª. Edição do Festival.
Expedito Gonçalves Dias (@profex) é jornalista MTB-32532, pedagogo, escritor, membro da AVLAC e ALEPON, presidente da APESUL-Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas e proprietário da webradio www.vitroladoet.com.br