O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.
Mas o diagnóstico não limita a pessoa para uma vida com restrições e nem mesmo a desqualifica de fazer grandes coisas como trabalhar, estudar, amar e ter uma família. Abaixo conheça sete famosos que tem o TEA e são os melhores no que fazem.
Letícia Sabatella
A atriz que tem mais de 50 anos de idade recebeu o diagnóstico de um grau leve de TEA (Transtorno do Espectro Autista), há pouco tempo.
Anthony Hopkins
Outro famoso que recebeu um diagnóstico tardio de autismo foi o ator vencedor do Oscar Anthony Hopkins. Aliás, a busca por um diagnóstico, que chegou aos 70 anos, veio através da curiosidade de sua esposa, que começou a pesquisar mais sobre o TEA.
Dan Aykroyd
Conhecido por seus papéis em “Os Caça-fantasmas” e “Os Irmãos Cara-de-Pau”, Dan Aykroyd recebeu seu diagnóstico de TEA no início de sua vida adulta. Porém, o ator apenas compartilhou publicamente a condição recentemente.
Greta Thunberg
Famosa ativista sueca. A jovem revelou publicamente que seu diagnóstico veio com 12 anos, assim como outros transtornos, como, por exemplo, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo.
Daryl Hannah
A atriz que teve grande destaque em filmes como “Kill Bill” e “Blade Runner” já falou abertamente em muitas entrevistas sobre suas dificuldades na infância após receber o diagnóstico de autismo.
Ela revelou a condição apenas em 2013, depois de anos mantendo em segredo e disse que os médicos queriam mandá-la para internação em uma instituição de cuidados especiais, mas foram impedidos por sua mãe.
Susan Boyle
A cantora que surpreendeu o mundo com sua voz em uma participação no programa “Britain’s Got Talent” em 2009 é outro caso de pessoa com autismo que só descobriu o diagnóstico, na vida adulta.
Ela contou que quando criança recebeu um diagnóstico errado dos médicos, que afirmaram que ela havia sido privada de oxigênio no cérebro, devido a uma complicação no parto. Em 2012, Boyle entendeu que, na verdade, está dentro do espectro. Ela afirma que com essa informação teve uma maior compreensão sobre si mesma e está mais relaxada e aliviada.
Wentworth Miller
Muito conhecido pelo seu papel no seriado norte-americano Prison Break, Wentworth Miller também foi diagnosticado na vida adulta.
O ator disse em suas redes sociais que começou a entender melhor sobre o TEA após pesquisas online e, mais tarde, confirmou o diagnóstico com um profissional médico.