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Consumidor varginhense reprova atendimento do comércio aos deficientes em Varginha

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Sim, esta é a conclusão que pode-se chegar ao analisarmos os dados da pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Rede Pesquisa e Planejamento.

O percentual de reprovação chega a 68.9% se consideradas as notas de 0 à 5 como reprovação e aprovação de 30,1%, considerando as notas de 6 à 10.

Dos 501 consumidores entrevistados, 106 deram nota 0 ao atendimento aos deficientes, 21,4% do total de entrevistados,

A nota média foi de 4,0% dentro da escala de 0 à 10.

Outro detalhe, não menos importante, é que, convidados a responder a esta questão, dos 501 entrevistados 495 opinaram, portanto apenas 6 entrevistados não souberam ou não quiserem responder, o que indica alta relevância do tema para os consumidores que, vale lembrar, representa os 100 mil residentes em Varginha acima de 16 anos.

Segundo a consultora de inclusão Edelaine Grande: o dado da pesquisa não surpreende quem trabalha com inclusão. “Não apenas no comércio constatamos um quase total despreparo das empresas. Em outros setores como: indústrias, escolas, nas próprias famílias, a falta de conhecimento técnico para se relacionar com os deficientes e melhor interagir com eles é grande. Isto não significa que os mesmos não estejam abertos para aprender. Há uma demanda latente para se aprender sobre inclusão. Percebe-se que falta mais oportunidades, eventos para esta formação específica. O aspecto positivo que posso destacar, é que vivemos um momento de aumento da consciência da importância de integrar estes indivíduos no mercado e no convívio social, principalmente.

Veja como a questão foi realizada a pergunta aos consumidores varginhense e o resultado completo:

“O termo deficiente físico e deficiente sensorial ou neuroatípico são os termos utilizados para identificar pessoas com dificuldade de locomoção, cegos, surdos, autistas e outros.

Pense nestas pessoas como consumidoras.

Em sua opinião, as lojas, o atendimento, ruas, passeios, informações, sinalizações estão adequados pra melhor vender para este consumidor específico?

Avalie este serviços dando uma nota de 0 à 10 sendo péssimo e 10 ótimo”

NotaRespondentes% Respondentes
010621,41%
1193,84%
2346,87%
3377,47%
4459,09%
510020,20%
REPROVAÇÃO68,88%
6438,69%
7428,48%
8377,47%
920,40%
10285,66%
APROVAÇÃO30,70%
Totais/Médias495100,00%
Nota média4,0

As entrevistas foram realizadas nos meses de setembro/outubro de 2023. Além da elaboração do “ranking” das melhores empresas classificadas segundo a preferência dos consumidores em Varginha/MG, questões relativas aos hábitos de consumo e mídia também foram apuradas.

A pesquisa utilizou-se de técnica apropriada à metodologia quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais nos domicílios ou em pontos de fluxo. Os locais de aplicação dos questionários foram, os espações de maior concentração dos consumidores.

A amostra é de 501 entrevistas que representam, segundo a técnica de pesquisa de opinião pública, os 102.682 (TSE setembro/2023) indivíduos maiores de 16 anos, com região domiciliar em 96 bairros das zonas urbana e rural do município de Varginha/MG. A margem de erro estimada é de 4 %, segundo Plano Amostral previamente elaborado.

“Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, indica pesquisa divulgada pelo IBGE e MDHC. A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária”. (Fonte: Governo Federal)

Renato Clepf

Sociólogo

DRT – MG 1079

www.redepesquisas.com.br

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