Nesta terça-feira, dia 04 de junho, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Coletivo Rio Verde VIVO vai promover a continuidade do debate regional sobre a relação das cidades sul mineiras com as suas águas, em especial na bacia do rio Verde. O evento nesta edição volta a ocorrer na Câmara Municipal de Varginha. O encontro, aberto à participação popular sem necessidade de inscrição prévia, vai abordar atualizações sobre perspectivas e riscos que envolvem os corpos hídricos que viabilizam a vida em trinta e uma cidades da região.
Em um momento em que a sociedade acompanha os impactos das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul, o objetivo deste novo debate regional, vai fomentar a avaliação dos avanços desde o primeiro evento que ocorreu em junho de 2019 em Varginha e meses depois, com a realização da segunda edição na Câmara Municipal de Três Corações.
Durante estes encontros que lotaram as Casas Legislativas, foram expostos fatores que contribuem negativamente para a qualidade das águas, impactando diretamente a vida nas cidades. No caso do rio Verde, desde a sua nascente em Itanhandu até a sua foz entre Elói Mendes e Três Pontas no atual Lago de Furnas, o rio influencia o dia-a-dia de mais de quinhentos mil sul mineiros.
Como resultado dos encontros foram gerados dois Dossiês contendo as respectivas “Carta das Águas”. Estes documentos vão ser o ponto de partida para o novo Debate Regional. Todo o conteúdo está disponível na página do Coletivo rio Verde VIVO no Facebook.
COMO PARTICIPAR COM ESPAÇO PARA FALA
Para o 3º Debate Regional sobre as águas do Sul de Minas, já confirmaram presença através de representantes, até domingo(02) às 23 horas, as seguintes instituições: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde (GD4 – CBH do Rio Verde), Prefeito Municipal de São Sebastião do Rio Verde, Câmara Municipal de Itanhandu, Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) online, três Pré-Candidatos a Prefeito de Varginha, Superintendência Estadual de Saúde (SRS), UNIFEI de Itajubá, Articulação da Agenda 21 de Varginha, OAB Ambiental e SENAR Minas.
Foram formalmente convidados: Governador, SEMAD, todos os Prefeitos dos 31 Municípios da Bacia do rio Verde, Ministério Público de MG, NUTA, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ARSAE-MG, COPASA, PCH Boa Vista 2, CPFL Renováveis e State Grid Brazil Holding S.A, SUPRAM, IGAM, COPAM, CERH, AMM, ARPA Rio Grande, CODEMA de Varginha, Superintendência Regional de Saúde – Varginha/MG, SOS Mata Atlântica, Ambasp, ACILAGO, ALAGO, Minasul, Fundação Procafé, CCC-MG, CBH Nascentes do Rio Grande, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde (GD4), entre outras entidades.
Cada instituição inscrita previamente via email e que comparecer presencialmente vai receber um tempo de fala. Os cidadãos independentes também vão poder se inscrever para manifestação, porém somente no dia do evento e com tempo limitado a no máximo três minutos. Para apenas assistir ao Debate Regional, não é necessário inscrição.
TRANSMISSÃO PELA INTERNET
Vai haver transmissão ao vivo pela página do Coletivo no Facebook. O Debate Regional vai acontecer na Câmara Municipal de Varginha e conta com o apoio de divulgação e de mobilização do festival de engajamento cidadão Virada Varginha.
SOBRE O COLETIVO
O Coletivo Rio Verde VIVO é um movimento que emergiu em 2016 com o intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do rio Verde no Sul de Minas Gerais. A mobilização se iniciou em um momento relevante: durante o processo de licenciamento ambiental e a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Boa Vista 2 em Varginha e também por ocasião da discussão no município do novo contrato de programa com a Copasa. Atualmente o Coletivo também auxilia nas causas preservacionistas na bacia do rio Sapucaí.
Para mais informações sobre o Debate Regional: rioverdevivo@gmail.com e facebook.com/rioverdevivo