Autor: Gustavo Uchôas Guimarães
Até dia 05 de junho, a Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (APESUL) estará presente na Feira do Livro, na praça do ET, em Varginha. Foi uma alegria muito grande fazer parceria com o evento e ter uma tenda da APESUL, onde nossos escritores podem mostrar à população local que Varginha tem escritores (e dos bons). Além disso, a APESUL não faz distinção entre escritores de Varginha e de fora de Varginha: democrática e aberta às muitas maneiras de escrever e expressar, a APESUL faz jus a seu nome e participa da Feira do Livro não somente com escritores de Varginha, mas também de outras localidades (a tenda da APESUL já contou com a presença de escritores de Elói Mendes, Poços de Caldas e Paraguaçu).
O que deixou a desejar, no entanto, é o planejamento de uma Feira do Livro (17/05 a 06/06) que ocorre quase na data de uma Feira Literária (12 a 15/06). Obviamente, é muito bom ter eventos voltados a literatura e a leitura. Mas, para os próximos anos, que haja um mais elaborado planejamento de calendário para que dois eventos com livros não fiquem tão próximos, assim os leitores poderão prestigiar financeiramente os dois eventos e todos saem ganhando. Queremos acreditar que datas tão próximas para duas feiras com livros tenham sido um desencontro na comunicação entre os responsáveis pelos eventos; sendo apenas isto, é mais fácil solucionar nas próximas ocasiões.
De qualquer modo, a Feira do Livro é uma ótima oportunidade para, ao longo de três semanas, mostrar o rosto da APESUL à população varginhense: temos um rosto diverso, um rosto colorido, um rosto que se expressa através de muitos gêneros textuais e que promove literatura de qualidade por onde passa.
Para a Feira Literária de Varginha (7ª FLIV), a APESUL, enquanto instituição, não foi convidada pela organizadora para nenhuma parceria, mas vários membros estarão, individualmente, presentes na Feira, mostrando seu talento literário e promovendo cultura junto à população. Até os dias da Feira Literária, os escritores da APESUL seguem fazendo arte na Feira do Livro, expondo e vendendo seus livros e mostrando o rosto da APESUL às pessoas. São dias de boas conversas, ricas trocas de ideias, interação com os leitores e promoção da nossa cultura literária. A literatura sul-mineira agradece e se enriquece!