MENU

Crianças da zona rural de Varginha aprendem a fazer cinema usando o celular

Os materiais usados nas oficinas também são simples e estão presentes no dia-a-dia das crianças
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

As oficinas de linguagem audiovisual promovidas pelo projeto “Lumiere – Mostra de Cinema na Roça 2024”, tem deixado as crianças encantadas.

O cineasta e mestre tricordiano, Patrick Moyses, leva até a zona rural a história do cinema e também ensina os pequenos a produzirem curtas-metragens usando um celular. “Isso é importante para que eles possam desenvolver, não só na área cinematográfica, mas também usar o celular com outro recurso.  Com o celular, a gente pode fazer filmes, a gente tem a qualidade em HD, o stop motion, que é exatamente o que a animação faz, dar vida aos objetos. É dar movimento à imaginação dessas crianças”, conta Patrick.

Os materiais usados nas oficinas também são simples e estão presentes no dia-a-dia das crianças, como massinha de modelar, biscuit, peças similares a lego, dentro outros.

Nessa semana, as crianças beneficiadas foram as da Escola Municipal Emílio Justiniano de Rezende Silva. Na segunda (6/5), elas assistiram aos curtas e na terça (7/5) foi a hora de colocar a mão na massa!

Patrick conta ainda que os alunos ficam muito empolgados com as atividades: “A grande surpresa para essas crianças é elas serem autoras de suas próprias histórias. Então, com isso, elas ganham mais autenticidade e autoestima para levar sua vida com mais alegria e de se inserir na sociedade.”

Para a Secretária municipal de educação de Varginha, Juliana Mendonça, trazer a cultura para crianças e adolescentes é uma forma de ampliarmos o seu universo. “Hoje, a criança vive nesse universo, então é importante que nós possamos potencializar o uso das ferramentas tecnológicas, o uso da criatividade, do pensamento criativo, para que realmente ela se complete dentro da sua formação acadêmica. Eles estão participando do audiovisual, depois eles vão fazer as oficinas, dentro dessa perspectiva de transpor o conhecimento e isso tudo vai formando uma educação integral.” Finaliza a secretária.

As oficinas beneficiarão no total 80 crianças, entre 8 e 12 anos, de quatro escolas rurais de Varginha.

Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de maio, a quarta edição da “Lumiere – Mostra de Cinema na Roça 2024” chega na E. M. Paulo Cândido de Figueiredo. No primeiro dia de atividades serão exibidos os curtas e no segundo ocorrem as oficinas.

A Lumiere – Mostra de Cinema na Roça 2024 é uma produção da Faz Cultura Produtora, que tem com sócia – fundadora a produtora cultural e audiovisual Idmara Galo. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, tem o apoio estrutural do Ponto de Cultura, Associação Artística Russilvânia Galo e o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Varginha e a Secretaria de Educação.

Fotos: @cafeinapubli

banner meio - 970 × 250 px
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Um comentário

  1. Parabéns ao trabalho da equipe do Faz Cultura, nas pessoas de Idmara Galo e Russilvânia Galo com a Associação Artistica Sussilvânia Galo e Ponto de Cultura, que levaram à zona rural o projeto Lumiere – Mostra de Cinema na Roça 2024, via fomento da Lei Paulo Gustavo. São ações assim que revelam a intenção do fazer Cultura, tão necessário nos tempos atuais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *