MENU

IHGSM E IGENSM: CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA SUL-MINEIRA

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Gustavo Uchôas Guimarães

Ocupante da cadeira nº 38 (Monsenhor Lefort) – IHGSM

Ocupante da cadeira nº 30 (Sebastião Cintra) – IGENSM

Enquanto a pandemia assolava o mundo, muitos buscavam nas artes e nas humanidades um refúgio para passar o período e vencê-lo. Em Poços de Caldas, iniciativas surgiram em prol da valorização da história sul-mineira e da união de pesquisadores que se debruçam sobre diversos aspectos históricos e geográficos da região. Duas destas iniciativas originaram o IHGSM – Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas – e o IGENSM – Instituto Genealógico Sul-Mineiro, ambos voltados para a promoção do sul de Minas através dos estudos e estudiosos de nossa região.

O Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas teve sua sessão inaugural no dia 22 de março de 2021, de forma remota (por conta da pandemia) e com a participação dos 50 associados (professores, geógrafos, historiadores e pesquisadores de diversas áreas), que deram início aos trabalhos do Instituto e confirmaram como patrono o ouvidor Cypriano Joseph da Rocha (1685-1746), cujas cartas a respeito de sua viagem pela parte sul da Comarca do Rio das Mortes (1737) são consideradas a “certidão de batismo” do sul de Minas. Com membros brasileiros e portugueses (inclusive um descendente do ouvidor Cypriano), o IHGSM destaca-se pela atuação de seus pesquisadores em várias frentes de pesquisa, que aprofundam os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos do sul de Minas.

O Instituto Genealógico Sul-Mineiro teve sua sessão inaugural em 05 de junho de 2021, reunindo 40 associados que dedicam-se à Genealogia e suas conexões com a História e áreas afins. O Instituto tem como patrono o monsenhor José do Patrocínio Lefort (1914-1997), que, ao longo do século XX, dedicou muitos esforços aos estudos históricos sobre o sul de Minas, especialmente a parte abrangida pela Diocese da Campanha.

Tanto o IHGSM quanto o IGENSM, mesmo de criação recente, têm grande atuação na pesquisa e divulgação dos muitos aspectos que caracterizam o sul de Minas. Seus membros, moradores de diversos municípios sul-mineiros e também de outras regiões e países, levam o nome dos Institutos por onde passam, sendo instrumentos para conectar pesquisadores e histórias, o que enriquece a sociedade sul-mineira. Em tempos de globalização cada vez mais intensa, iniciativas como a criação do IHGSM e do IGENSM reafirmam a necessidade de conhecer a História regional para fortalecer a identidade sul-mineira.

ANUNCIE-970X250
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *